“Este é meu Filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz”
19/03/2026
No primeiro Domingo da Quaresma acompanhamos Jesus para o deserto, conduzido pelo Espírito, onde travou duro combate com o tentador, empenhado em desviá-lo de sua missão messiânica, segundo o projeto do Pai e não dos homens.
Hoje contemplamos o Senhor na companhia e Pedro, Tiago e João, que sobe a montanha para orar.
Os cenários são, visivelmente, contrastantes. O primeiro, a solidão do deserto, árido e inóspito. O segundo o frescor da brisa suave da montanha acolhedora!
Jesus recolhe-se e põe-se em oração, em profunda intimidade filial com o Abba! Pai!
Oração silenciosa de escuta dos gemidos inefáveis do Espírito!
Enquanto orava, eis que salta fora o esplendor de sua grandeza divina: “Seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante” (Lc 9,29)
A Transfiguração constitui-se num sinal antecipado da Ressurreição do Senhor para os discípulos: Pedro, Tiago e João e também para nós, que tinham se escandalizado com o anúncio da Paixão…
Não bastasse, de repente entram na cena da transfiguração, as figuras de Moisés e Elias, conversando com Jesus, para testemunhar que “a estrada queJesus está trilhando está em acordo com a Lei e os Profetas, isto é, com a vontade de Deus”.
Finalmente, coroa a cena, completando a manifestação do Senhor, a voz do Pai que ressoa no alto do monte: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz!”(Lc 9,35)
Essa voz do Pai que ressoou no alto do monte, ecoa até nós e confirma-nos na fé em Jesus, Divino Salvador.
Logo mais, vamos, solenemente, professar nossa fé nesse Jesus transfigurado – crucificado – Ressuscitado e exaltado junto do Pai, que nos atrai todos a si.
O tempo da Quaresma é um convite a subirmos a montanha e ampliar os horizontes de nossa fé. A vida é muito mais do que aquilo que se vê!
De cima de um monte nossa visão se amplia e ganha nova compreensão da realidade.
Nos evangelhos é recorrente que Jesus subia a montanha para orar.
A oração pessoal ou comunitária pode ser para nós o lugar da proximidade com o Senhor e até de intimidade com Ele.
Coragem! Confiança! Façam a experiência. Não deixemos escapar nenhuma oportunidade, de encontrarmo-nos com Deus, o Abba! Pai, na companhia de Jesus, o Filho escolhido no qual também somos filhos e filhas de Deus.
Pe. J. A de Nadai
PARÓQUIA DIVINO SALVADOR CAMPINAS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS